Quedas de Framerate

Desde Março/Abril, conforme os updates do jogo vieram, a performance vem caindo junto, mesmo com uma máquina relativamente forte, o jogo não apresenta uma performance muito boa.
No começo do ano, meu jogo vinha rodando sem problemas, fixado em cerca de 200fps+ em cenários mais tranquilos, com menos jogadores, e cerca de 130fps em combates cheios, sem variações notáveis que atrapalhassem o decorrer do jogo, com as configurações na predefinição “Ultra”.
Conforme as atualizações chegaram, a performance caía drasticamente, rodando hoje em cerca de 90~130fps em cenários tranquilos, e 20~59fps em team fights, com variações na taxa de quadros, fazendo com que o jogo “engasgasse”, atrapalhando o fluir da partida, em casos extremos, chegava a cair para 10fps, ou congelar por alguns segundos, mas não chegava a fechar ou apresentar outros problemas. Rodando com as configurações mínimas, com 75% da Escala de renderização.

Configurações da minha máquina:

  • Intel Core i3-7100 @3.9GHz (4 CPUs)
  • 8GB RAM DDR4
  • 1TB HDD
  • EVGA NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti 4GB VRAM
  • Gigabyte H110M-H

O que eu já tentei fazer para consertar:

  • Desligar o Blizzard App (indiferente)
  • Desligar tudo, exceto o Overwatch (indiferente, visto que os únicos softwares abertos fora o jogo eram o Discord, Steam, e WinAmp, sem softwares de segundo plano como Wallpaper Engine ou antivírus)
  • Abaixar os gráficos para o mínimo possível (aumentou a taxa de quadros, mas ainda apresentava quedas extremas, já citadas)
  • Atualizar os drivers (indiferente)
  • Usar drivers da NVIDIA mais estáveis (indiferente)
  • Fazer clean install do jogo (indiferente)
  • Aumentar RAM Virtual [8GB + 8GB Virtual] (indiferente)
  • Desfragmentação de disco (diminuiu o tempo de load, indiferente quanto a taxa de quadros)
  • Limpeza geral no Hardware (aumento considerável de fps [10~15fps], mas ainda instável)
  • Formatação (indiferente)

Existem partidas que o jogo atrasa o carregar dos objetos no cenário, como detalhes, efeitos e modelos, em casos extremos, tem um carregamento falho da interface e demora pra carregar os modelos dos personagens, demorando entre 10s ~ 2 minutos.

Alguns amigos apresentaram o mesmo problema, um em específico, que tem um computador mais fraco, no começo do ano conseguia jogar sem problemas, sob as limitações de sua máquina. Conforme esses problemas vinham chegava ao ponto do jogo dele sequer carregar, sendo desconectado por inatividade.

Agradeço a atenção.

Poderia postar o DxDiag e MSInfo do seu PC?

Pode postar no pastebin.com ou hospedar o arquivo em algum lugar mesmo. Como o DxDiag e MSInfo são muitos extensos, o fórum não deve permitir postar tanto caracteres assim.

1 Curtida

Aparentemente, a última versão do driver da Nvidia, lançado agora no dia 19/09 consertou o problema de oscilação brusca de framerate, rodando entre 90~120fps com configurações baixas, 100% Escala de Renderização, Modelos - Ultra e Sombras - Baixas. Joguei umas partidas e manteve nessa faixa, não caiu para menos que isso mesmo em situações intensas.

Aqui estão as informações:

  • [DxDiag: pastebin .com/fM8mdbrE]
  • [MSInfo: pastebin .com/Z069MzG5]
1 Curtida

Se seu monitor não for 240Hz vc nunca teve 200 FPS msmo que mostre esse número na tela.


Os frames vão se acumulando e atualizando fora de sincronia, causando o tearing e qdo fica excessivo, mtas vezes salta pro frame mais atual, causando as oscilações.


Minhas configurações são bem mais modestas que a sua mas alcanço os 300 fps e meu monitor é 60hz, então n importa oq eu faça, a qtde máxima que irá aparecer na tela são 60 quadros por seg.


Se quiser deixar estável limite a taxa de atualização e FPS diretamente na placa de video.


Ou vc arruma um monitor 144hz caso n tenha ou limite a taxa de atualização da placa, pelo proprio programa dela.

Minha configuração

  • Intel i5-6400 @2.7Hz/3.2Hz (4 CPUs)
  • 4GB RAM DDR3
    *1TB HDD SATA III 7200rpm
    *EVGA NVIDIA GeForce GTX 1050 2GB SC VRAM

Baixe o EVGA XPrecision que é própria da EVGA

Regule o Pixel Clock e Framerate Target para os valores suportados pelo seu monitor, Sua placa funcionará exatamente oq o seu monitor suporta.
Regule a FAN de acordo com que preferir.


OBS: Não faço qlq tipo de alteração de Overclock.

Se parou de dar os drops atualizando o drivers poderia ser alguma coisa no driver de vídeo.

Se voltar a ocorrer, tente desativar o DVR e Windows Game Bar. Ele geralmente causa alguns fps drops nos jogos em modo geral.
E tente fazer a inicialização seletiva do Windows. As vezes, por mais que não tenha nada aberto, muitos programas rodar no background. Por exemplo você tem a Steam inicializando com o Windows em modo silencioso. Dependendo dos jogos que tenha baixado na Steam, muitas vezes a Steram verifica os arquivos dos jogos antes de atualizar. Isso faz um grande uso do HD e pode fazer o seu fps cair drasticamente enquanto verifica e inclusive travar o seu jogo.

Outra coisa que da para ver no seu relatório é que você teve vazamento de memória do Overwatch e em uma das tarefas do app da Blizzard. Também teve no Krita e Chrome (que adora consumir muita ram).

Isso é um relatório pre-vazamento de memória que o Windows gera. Não necessariamente existe esse problema mas o Windows gera esse tipo de relatório por via das duvidas. Caso note problema no jogo em telas de carregamento, perceba que esta demorando muito para carregar ou comece a ter BSOD, tente fazer uns testes de memória para ver a integridade da sua ram.

Olá RickHydian.

Fico feliz de saber que após a atualização do driver o jogo aparenta ter voltado ao normal.

Caso o problema voltar, recomendo seguir os passos que o Dedo recomendou.

Desabilitar o DVR de Jogo no Windows 10

Inicialização Seletiva do Windows

Li o msinfo, e fora os passos acima, realmente aparenta estar tudo em ordem.

Qualquer coisa é só avisar.

Ter os 200fps cheios nunca foi uma prioridade, o meu problema mesmo era a oscilação excessiva, eu tenho noção do limite do monitor. Eu vou dar uma olhada nesse software, não sabia dele.

Continuando a discussão em Quedas de Framerate:

Vou verificar a RAM, antes de formatar meu PC, eu já verificava os programas de background, eu realmente tinha alguns que puxavam muita memória, como o Wallpaper Engine, e eu também costumava entrar no msconfig pra checar outros processos secundários que iniciavam junto do PC. Os casos de loads demorados eram bem… aleatórios, não aconteciam muitas vezes, um atrás do outro, acho que eram mais pela fragmentação do disco. No caso de BSODs, nunca cheguei a ter por causa de softwares.