Como a Mercy é QUASE um troll pick

Primeiramente, esse não é um post de ódio para com a personagem. Eu tenho cerca de 80+ horas de Mercy e é realmente frustrante dizer isso que está no título sobre a heroína que já foi a minha favorita.

Mercy possui uma jogabilidade única, envolvente e é fácil de se jogar (há controvérsias, especialmente no que diz respeito à mobilidade da personagem, todavia, a mira do jogador não precisa ser extremamente precisa para que se faça o que a Mercy deveria fazer).

Então vamos lá.

OBS.: Todas as informações a respeito dos personagens no que se refere às habilidades e seus respectivos números foram retirados da Overwatch Wiki (https[:]//overwatch[.]gamepedia[.]com), fique a vontade para verificar as informações.

O kit da personagem

Mercy é uma personagem com mobilidade extremamente alta (apesar de ser dependente de aliados para tal) sendo que seu principal meio de reposicionamento, Guardian Angel (GA), tem apenas 1,5 segundos de cooldown.

Ela também é capaz de, através do seu Caduceus Staff, escolher entre curar uma aliado em uma taxa de 50HPS (health per second) ou amplificar o dano dele em 30%. Vale lembrar que o dano amplificado contribuiu com ult charge para o aliado e para a própria Mercy.

O aliado recebe 30% a mais de ult charge, enquanto a Mercy recebe o valor integral de 130%. Por exemplo, supondo que um tiro de determinado aliado faria com que este ganhasse 10% de ult charge, caso a Mercy amplificasse o dano, o aliado receberia 30% a mais e ela 130%, o valor integral, sendo assim, ambos ganhariam 13%.

Vale a ressalva que se, por exemplo, o dano não estivesse amplificado e mesmo assim mataria o alvo, nenhum dos dois (Mercy e seu aliado) ganham ult charge. Sendo assim, quando uma Mercy amplifica o dano do headshot de uma Widow (300 de dano) nenhuma das partes ganha ult charge adicional caso esse tiro seja em um dano ou suporte, que já morreria naturalmente para o tiro.

A ultimate Valkyrie (uma das mais inúteis do jogo, a menos que seja para aplicar damage boost em área e ajudar todos os aliados a farmarem ult) “melhora” o kit da Mercy para que ela aplique cura em área no valor de 60HPS.

Por que um troll prick?

Veja bem, Mercy não é um main-healer e não tem como discutir isso.
Atualmente, os main-healers do jogo são:

  • Ana;
  • Baptiste; e
  • Moira.

Os off-healers são:

  • Brigitte;
  • Lúcio; e
  • Zenyatta.

Mas qual a diferença? Veja bem, os main-healers do jogo são aqueles capazes de manter diversos aliados vivos por um grande período de tempo, às vezes com um alto burst-heal e uma forte cura em área.

Ana
É capaz de curar cada aliado no valor de 75HP a cada tiro e sua granada oferece uma heal burst de 100HP e ainda amplifica as futuras curas (dela ou do outro suporte) por 50%, por 4 segundos. Então, por exemplo, se uma Ana atirar em aliado, usar sua granada e atirar outra vez é uma cura no valor de 212HP em único indivíduo.

Baptiste
Possui uma cura em área no valor de 50HP por tiro e uma habilidade capaz de curar até 150HP (30HPS durante 5 segundos). Apesar do healing burst não ser tão alto, ele é capaz de manter múltiplos aliados vivos de uma só vez, distribuindo a cura muito bem.

Moira
Não precisa de muitas explicações. Ela é capaz de curar 65HPS enquanto segurando o LMB (left mouse button) e, quando ela para de curar gastando seus recursos, ainda deixa um efeito que cura os aliados por 65HP ao passar de 4 segundos.
Seu orbe cura 65HPS, curando um valor máximo de 300HP antes de desaparecer. Sendo assim, quando combinados, Moira é capaz de curar 130HPS (em MÚLTIPLOS ALIADOS).

Os off-healers, geralmente, em troca da habilidade de curar tão efetivamente, oferecem outras habilidades para auxiliar o time e/ou ults defensivas:

Brigitte
Apesar de ser capaz de curar um valor razoável, sacrifica essa capacidade em troca de outras que ajudam o time. Veja então: ela cura os liados em área (através da sua passiva, que ativada sempre que ela atinge alguém, com o ataque primário ou seu shift) em um valor de 21HPS durante 6 segundos. A passiva também aplica um efeito de cura na própria personagem no valor de 10HPS.
Entre seus outros recursos de cura, ela possui o Repair Pack (que tem 3 cargas) que cura 120HP ao passar de 2 segundos e, caso exceda a vida máxima do personagem, o protege com até 75 de armadura.
Mas o que a Brigitte oferece em troca da sua capacidade cura? A resposta é CC (Crowd Control).
Ela pode stunar Reapers, Moiras, Hogs, Reins etc e cancelar suas ultimates. Inclusive sendo extremamente útil contra Reins, pois é capaz de parar a Charge deles.
Apesar dos valores de cura não serem tão altos, ela oferece sustein. Quanto mais uma team-fight durar, mais Brigitte irá curar, sem deixar de aplicar dano e CC no time inimigo. Em alguns casos, Brigitte é capaz de curar mais que main-healers.

Lúcio
Também capaz de aplicar uma cura descente de 16HPS (12HPS em si mesmo) passivamente e, após utilizar sua habilidade, curar 52HPS (40HPS em si mesmo), Lúcio também aplica um dano considerável e é muito bom em 1v1s sendo, muitas vezes, um pick razoável para caçar snipers como a Widow. Também possui CC com seu RMB (right mouse button). Porém, ele brilha com a sua ultimate a qual é, muitas vezes, o motivo de se ter um Lúcio no time (o mesmo para o Zenyatta).
A grosso modo, quando ulta, Lúcio oferece 750 a mais de HP para todos os aliados na área. No geral, é usado para counterar outras ultimates como a da Zarya, Rein e afins. Lúcio sacrifica um pouco da sua capacidade cura em troca de ser capaz de aplicar um dano bom, ter um CC razoável e salvar seus aliados (e a si próprio) de uma ult que os mataria.

Zenyatta
(Uma ótima alternativa para DPS frustrado com o tempo da fila…) Zenyatta cura 30HPS. É isso. Porém, ele possui um dano excelente (120DPS), ainda sendo capaz de causar um burst-damage de até 240HP.
Além disso, um dos seus orbes aumenta o dano recebido pelo inimigo em 25%.
Ou seja, em troca da sua capacidade “natural” de cura, ele pode dar muito dano, amplificar o dano dos aliados, o que mais? Bom, ele tem uma ult que cura 300HPS. A menos que o time inimigo tenha uma Ana ou esteja focando muito bem um alvo, essa é uma ult que deixa o seu time, praticamente, invencível (durante 6 segundos).

Mas e a Mercy? Ela não tá listada nem como main-healer ou off-healer

Veja bem, o que a Mercy oferece para o time? Ela amplifica o dano, nada mais.
OBS.: Ser capaz de ressuscitar um aliado, muitas vezes, não vale a pena o risco, ainda mais se a Mercy é batata que gosta de dar rez, sem cover no meio de team-fight. Na maioria das vezes, o aliado ressuscitado só vai morrer outras vez, dando mais ult charge para o time inimigo.

Diferente dos main-healers, Mercy não tem nenhuma forma de burst-heal (a não ser que você considere o rez); ela cura menos que QUALQUER um deles (“mas ela o Baptiste curam os mesmos valores”, o Baptiste cura em área, ela já perde aí).
Diferente dos off-healers, a única utilidade dela vem ao custo da sua capacidade curar: ela cura OU amplifica seu dano OU ressuscita alguém.
Mercy não cura e dá dano como Brigitte, Lúcio e Zenyatta. Ela não tem nada em seu kit, além da capacidade de amplificar dano (que vem ao custo da sua capacidade curar) que auxilie o time.
A par da capacidade de ressuscitar alguém (leia "capacidade de ressuscitar alguém que, provavelmente, cometeu um erro e vai morrer de novo) ela não oferece nada para o time.
É importante lembrar que, para a Mercy oferecer utilidade ela TEM que parar de curar, vamos ver os outros suportes:

  • Ana: pode jogar a sua granada no time inimigo, dar 60 de dano e ainda impedir a cura dos afetados por 4 segundos; é capaz de colocar alguém pra dormir por até 6 segundos (alguém não está fazendo nada por 6 segundos, lembre-se disso) o que, geralmente, resulta em uma free-kill para o time. ALÉM disso, ela é capaz de aplicar um burst-damage de 135HP colocando alguém pra dormir (5 de dano), atirando (70 de dano), jogando a granada (60 de dano) e, às vezes, encaixando um melee para 30 de dano adicional, num total de 165HP.
  • Baptiste: tem um ótimo dano (é possível curar, atirar e repetir o ciclo por conta o tempo de recuperação da cura, sendo assim, quando se é segurado o RMB para curar, está se desperdiçando a oportunidade de aplicar pressão nos inimigos); é capaz de salvar os aliados da morte.
  • Moira: a utilidade da Moira vem na forma de dano, ela é capaz de aplicar uma quantidade razoável de dano nos inimigos, seja através da sua ult ou de seus orbes (lembrando que ela pode jogar um orbe de dano e continuar curando os aliados ou vice-versa, lançar um orbe de cura e aplicar dano nos inimigos).
  • Brigitte: possui CC; aplica dano enquanto cura (precisa dar dano para curar efetivamente); é capaz de aumentar a vida base dos aliados em até 75, durante 6 segundos, na forma de armadura (isso é capaz de prevenir um headshot do Hanzo que dá 250 de dano).
  • Lúcio: possui CC; uma ult defensiva; é capaz de aplicar um dano descente dano enquanto cura; e tem uma ult defensiva que só pode ser counterada por outra ult, a da Sombra, que destrói todos os escudos.
  • Zenyatta: capaz de dar muito dano (enquanto ainda cura alguém); amplifica o dano que um inimigo sofre e tem uma ult defensiva que é apenas counterada pela Ana (através da granada, todavia, a granada impede a cura por 4 segundos, e a ult dura 6 segundos).

Conclusão

Deu pra perceber o que acontece. Mercy não oferece nada ao time. Ela não é capaz de exercer o papel de main-healer, por que ela não tem cura suficiente (se você já jogou de Mercy, deve ter sentido a agonia que é tentar deixar um tank full-life).
Durante a sua ult, apesar de ela curar um pouco mais, não vai salvar ninguém da ultimate de uma Zarya (que tenha follow-up), por exemplo. O melhor uso para Valkyrie é aplicar damage-boost em área.
Caso seja pareada com algum off-healer, existem casos que vai funcionar, mas ela vai ser um heal-bot: toda a utilidade que ela poderia oferecer, não vai ter tempo para se manifestar no jogo pois, se ela parar de curar, é capaz de que alguém vai morrer.

Utilizar Mercy como off-healer é estranho, pois, ela não oferece nada do que os outros off-healers oferecem. Ela não tem CC, ela não aplica dano, ela não tem cura em área, ela não tem uma ult que seja capaz de salvar o time de grandes combos como Grav-Dragon (até a Moira consegue salvar o time desse combo ultando e usando um orbe de cura, para um total de 205HPS, superando os 155DPS deste combo).

Em outras palavras, se a Mercy for utilizada como off-healer e pareada com um main-healer, você sabe que o seu time não vai sobrevir a um Grav-Dragon ou outras ults de grande impacto. Se for usada como main-healer e pareada com um off-healer, você sabe que se a team-fight se estender demais, vai faltar cura.

3 Curtidas

Desde os nerf nela, ela foi troll pick, Lucio, Ana, Baptiste e Moira são muito mais bem aproveitados, balanço entre ataque e defesa

Vou ter que concordar com absolutamente tudo desse tópico, principalmente na parte de manter um tank full health, antes eu SEMPRE jogava de mercy, agora to mais em moira, é um saco a mercy ter cura absurdamente baixa pra sustentar um tank vivo (ou qualquer um do time vivo). Igual você lembrou, qualquer personagem praticamente consegue quebrar a mercy. Eu nem sei por que, que a mercy teve um rework.

O chato é que recentemente o orb da moira teve um nerf na cura, o que me preocupa é acontecer igual, houve com a mercy depois de tanto nerf ta esse personagem quebrado.

Mercy tem função semelhante ao Zeny.

Auxílio de dano, nada mais claro que isso.

Ress é uma skill absolutamente relevante, mesmo que seja só 1, é a diferença entre ganhar ou perder a fight.

A ult dela é muito boa pra um engage, time full boostado invadindo é muito forte.

Não vejo qual a dificuldade de classificar a heroína, off heal com boost de dano.

Ela tá sempre sendo bem utilizada nos jogos high elo que vejo na twitch, obviamente nem toda partida ela vai se encaixar, mas dá pra usar de boa com qualquer main healer.

5 Curtidas

Eu concordo com alguns pontos, mas vamos lá.

A principal diferença entre eles (Zenyatta e Mercy) é que ela tem que ESCOLHER se ela vai curar ou vai aumentar o dano de um aliado. Em contra partida, Zen é capaz de manter o orbe de cura em um aliado, manter o orbe que amplifica o dano recebido em um inimigo e, ainda, causar dano. Outro ponto importante, o debuff do Zen é, de certa forma, permanente (desde que o inimigo esteja vivo e no campo de visão).

Sim, Rez pode ser uma skill relevante durante uma team-fight, o que não é o que acontece na maioria dos casos. Na maioria das vezes será para counterar um early-pick de um sniper inimigo e evitar um snowball.

Como eu disse, de fato, esse é o melhor uso para a Valkyrie.

O problema está aí, classificar ela como off-healer também cria uma situação desconfortável. Ela não oferece, nem de longe, toda a utilidade que o a Brig, o Lúcio ou o Zen pode oferecer para o time. Todos esses tem uma forma de CC e/ou ults que ajudam o time a sobreviver a combos e outras ults poderosas do outro time. A Mercy não tem nada disso.

  • Ela não oferece utilidade constante (através do aumento de dano) como o Zen;
  • Ela não tem CC para cancelar ults como a Brig e também não
    agrega o sustein que uma Brig agrega para o time;
  • Ela não tem uma ult capaz de salvar o time como o Lúcio ou o Zen.

A principal ideia de um off-healer é que ele sacrifica um pouco da sua capacidade curar para contribuir de outros modos e constantemente para o time. A Mercy cura mais que qualquer off-healer e ela, na prática, não oferece utilidade, além do damage-boost que faz com que ela pare de curar, enquanto todos os outros off-healers curam e são úteis, oferecendo dano, CC etc.

2 Curtidas

Ela votou ao meta já que jogar de Ana tá impraticavel.

Assino em baixo, infelizmente…

Eu acredito que o jogo virou e ela tá melhor que o Zeny

Eu também não gosto muito da Mercy tambem não. Eu não sei qual é a função dela como suporte. Sem brincadeira nenhuma. kkk de todos os outros personagens eu consigo ter um motivo pra estar escolhendo aquele personagem…
a unica função q eu vejo na Mercy é dar pocket na pharah.

Carai… cada coisa que se lê.

Só a real mano kkkkkkk eu n vejo muito o pq escolher ela pra mim os outros sups são mais úteis q ela

A resposta tem a ver com shields…

Mercy é Must Pick com 5% de Pick Rate e 50% de Win rate no MESTRE e GM, ao lado da Ana e do Bap, sendo de longe um dos melhores herois do jogo, depois que comecei a utilizar Mercy no lugar de Moira como Main Heal ao lado de Lucio e Brigitte e como Off Heal ao lado de Baptiste meu SR subiu consideravelmente e meu desempenho também, damage boost é uma habilidade extremamente forte junto com sua cura constante, infinta e que nao precisa mirar e nem segurar o botão. Mercy também carrega o REZ que é a melhor habilidade do jogo que permite virar partidas inteiras revivendo um aliado que morreu com ULT por exemplo. Não entendo qual a sisma com a personagem que é uma das mais equilibradas do jogo.

Pelo amor de Deus hein? Qual seria a “utilidade” da brig? É um zero a esquerda

1 Curtida

Vou ter que concordar, eu era main moira, e ta dificil pra curar, não sei o que houve de uns tempos pra cá HPS ta caindo muito, tive q aprender jogar de ana, o que não esta sendo facil pq as vezes é dificil mirar, e só a ana pra segurar os tanks vivos, pq se não…

Mercy coitada, nem tem o que falar, é 1 peido do inimigo e ela ja é abatida, se alguem interrompe o ress dela, o cooldown aumenta pra um caramba, so da pra usar ela pra buffar o inimigo.

Brigitte? Ora, é a melhor opção para partidas em mapas de controle, quando eu jogo carrego o time e raramente eu preciso trocar.