Nota de um fã insatisfeito com a Blizzard

Desde ontem eu vim observando um pessoal falando sobre algo da blizzard em um torneio de HS e tals, eu vi o negócio estourando hje, uma galera xingando a blizzard no Twitter e fui ver oq era.

Fiquei sabendo q a blizzard BANIU um Jogador “Blitzchunk”, e suspendeu os dois casters pq o tal jogador disse “Liberem Hong Kong” e “Revolução da nossa época” durante uma entrevista pós partida.

E isso só reforu um medo q eu tinha a tempos, quando a blizzard mudou a arte de várias cartas como Deadly Shot do Hunter, chegando até a mudar a carta por completo, como foi o caso da Succubus do Warlock, oq era apenas teoria na época que essa medida foi feita para submeter o jogo aos padrões chineses agr com esse ato recente é difícil negar q a blizzard se curvou a China sem nem se importar do que os seus outros clientes, usuários, players, viewers acham do q foi feito.

E me sinto lesado como cliente da marca blizzard, por décadas desde minha infância WC3 até hoje, de ver eles dando mais valor a um governo e opiniões políticas do que ais seus fã, que realmente se importam com a marca e qualidade dos jogos.

E justificaram com o regulamento do Grandmasters “Envolver-se em qualquer ato que - a imagem da Blizzard ou ofenda parte do público, resultará na remoção do Grandmasters.” Como se fôssemos idiotas de misturar a opinião de um player com a da blizzard, ou pior tbm sou parte do público e essa ação de banir o rapaz me ofendeu, algo será feito a respeito?

Gostaria de saber.
Tentei tratar o assunto com o máximo de respeito possível e gostaria de uma resposta séria.

Como fã eu me preocupo com essas ações políticas da empresa e dependendo do resposta, eu prefiro me afastar dos seus jogos. Até lá sou mais um fã decepcionado.

Pra quem quer ler a notícia pesquise TheEnemy Blizzard bane pro player.

Não sei se o assunto já foi debatido ou como ocorreu, mas de qualquer forma se não houver nenhum esclarecimento ou por algum motivo meu tópico for apagado eu irei considerar pior caso possível.

Obrigado pela atenção.

11 Curtidas

Cuidado aqui você pode ser censurado também

6 Curtidas

influencias da tecent que é acionista da blizzard.

"Tencent é o maior e mais utilizado portal de serviços de internet da China. Desde a sua criação, na última década, Tencent tem mantido um crescimento constante no âmbito das suas estratégias operacionais voltadas para o usuário.[2]

Se tornou a quinta maior empresa de internet do mundo depois do Google, Amazon, Alibaba e Ebay a partir de outubro de 2011.[3] "
Fonte: pt.wikipedia .org /wiki/ Tencent

2 Curtidas

Obrigado pela resposta, bem esclarecedora.

Se for isso mesmo, é chato ver a blizzard sacrificando dois casters e um pro player, tirando o cara do torneio Grandmasters pra agradar acionistas. Entendo q como empresa vc tem q sim q agradar a seus acionistas, mas pra tudo tem limite e o limite era fazer isso em detrimento do campeonato, de nós que assistimos. Colocando os acionistas acima de seus jogadores que pessoalmente pra mim é uma ofensa.

Como disse, n me importo em agrada-los como foi o caso das novas artes de certas cartas, mas ferrar um campeonato já é demais. Inaceitável toma uma atitude por conta de um ato político e da opinião de acionistas, colocando acima até dos valores da empresa e de nós jogadores que tanto compramos seus produtos, não nos permitindo assistir o cara a jogar.

3 Curtidas

Segundo a wiki em inglês usando o google tradutor.
“Em março de 2018, a Tencent é a maior empresa de videogames do mundo. [156] A Tencent possui total ou parcialmente empresas de jogos Grinding Gear Games (80%), [157] Miniclip (participação majoritária não revelada), [158] Riot Games (100%) [159] Glu Mobile (14,46%), [160] Epic Games ( 40%), [161] Activision Blizzard (5%), [161] Ubisoft (5%), [161] Paradox Interactive (5%), [162] e Supercell (84,3%). [163]”

Sabendo que a compra da RIOT se deu ao longo de 3 anos, e investimentos na Blizzard ficaram parados desde 2013, uma vez que a compra se finalizou a Tecent pode estar procurando outra empresa pra investir. Motivo pelo qual esse ano a Blizzard vem agradando as exigências do mercado asiático.

1 Curtida

Então… tudo muito bom, tudo muito bem, mas a verdade é que a China é o maior mercado do mundo. Não só pra games, mas pra qualquer coisa. Então, balançar o rabinho pro mercado chinês está longe de ser algo que somente a Blizzard faça então não vamos pagar de Pikachu Surpreso pq descobrimos que alguma empresa faz concessões pra abocanhar uma fatia maior do mercado chinês.

Dito isso, é importante que fique claro que a Blizzard é uma empresa privada e como tal tem o total direito sim de proibir que se manifestem opiniões políticas por meio dos produtos que ela disponibiliza (Principalmente se essas manifestações puderem prejudicar a empresa financeiramente, né?)

Eu não li os termos e contratos que casters oficiais e players assinam com a Blizzard. Diabos, eu não li nem os termos que eu assinei quando comprei os jogos. Mas o caso é que normalmente esses termos especificam que não se pode ter manifestação política, racistas, preconceituosas, etc, etc e etc…

Isso provavelmente deve se aplicar com muito mais rigor para usuários/funcionários/parceiros que tenham uma visibilidade pública maior, como por exemplo, casters e jogadores profissionais.

Campeonato de hearthstone (ou de qualquer outro jogo) não é palanque político e nem a blizzard e nem nenhuma outra empresa com o mínimo de visão de negócio vai permitir que isso aconteça.

Talvez você tenha se sentido decepcionado ou ofendido pq prejudicaram o campeonato por causa disso.
E honestamente, tá tudo bem. Esse é um direito seu. Deixar de jogar pois não concorda com a política da empresa também é.

Mas não esqueça, esse direito é válido para ambos os lados. A blizzard também pode não querer que alguém que desrespeite suas regras continue como seu cliente/parceiro/funcionário.

No mais, peace & luv

Vlw, flw

1 Curtida

Disse tudo … mas Política da empresa e ética são coisas diferentes.
Estamos a questionar a ética da mesma, não sua política. Ou melhor sua falta de ética.

Eu concordo com a maioria exceto.

Se o cara fosse lá e falasse algo do gênero “aqui é China e Hongkong é nossa! Free Hongkong o kct”.
É seguro dizer que a blizzard não iria censurar o cara, retirar seu prêmio e bani-lo por 1 ano, porque isso seria indiretamente apoio a Hongkong. Então a questão aqui não é o fato dele trazer política pro palanque mas sim desagradar um governo autoritário que tem o poder de literalmente banir qualquer tipo de empresa de seu gigante mercado (controlado).
Pessoas estão fulas da vida por:
1- Poderia ser vc a um passo de perder sua liberdade
2-Jogos e filmes já são censurados de forma a se adaptar ao mercado chines (decotes etc)
3-Dinheiro comunista ditando regras para uma empresa norte americana.

Em outras palavras, a China esta provando que o autoritarismo funciona.

1 Curtida

Aposto 2 lendárias que em breve seu tópico será deletado.
Eles alegam que o assunto vai fugir do tema e ir contra as políticas da empresa.
O mínimo que vocês poderiam fazer é boicotar a Blizzard até ela se retratar com a comunidade.
O mundo dos games é muito amplo, não gastem rios de dinheiro com uma empresa que não respeita os valores humanos.

1 Curtida

Esse é o ponto. toda a minha ideia gira em torno de que isso não possa acontecer.
Eu parto do princípio de que a Blizzard, ou qualquer empresa tenha seus valores muito bem definidos e nesse caso, qualquer manifestação política deve ser punida com o mesmo rigor. Seja ela pró ou contra Hong Kong, por exemplo.
Talvez isso seja mais o que eu espere que aconteça (um mundo ideal por assim dizer), do que a realidade. Nunca saberemos (exceto que aconteça, nesse caso saberemos :D)

Surpreendendo um total de 0 pessoas.

O autoritarismo funciona desde sempre. O leão mais forte, a tribo que tem mais guerreiros, o país que tem mais chineses… enfim.

Funciona, e eu não to dizendo que é maneiro, pq não é. Mas que funciona, disso não se tem dúvidas

1 Curtida

Se vc leu oq eu escrevi, sabe q n é disso q se trata. Eles poderiam até mudar o nome deles de blizzard pra foice, por mim tanto faz.

O problema é oq eu falo lá no final, eles tomaram uma atitude para agradar o governo Chines em detrimento do campeonato e das pessoas q assistiam. E se vc fosse contra o ato político misturado no game deveria ser contra essa atitude pq até os dois casters foram afastados por n ter feito nada, aí vc pensa como assim n ter feito nada? Ficar quieto é o mínimo nua situação complicada dessa… Eles queriam q os caster dissessem f#&@ se Hong Kong, avante china? É isso? Além de q o jogador foi BANIDO por um ano, não foi nem desqualificado do torneio, foi banido. Foi um ato explicitamente político por parte da empresa, se vc concorda q jogos e campeonatos n são espaços pra apoio político então tem q ser contra essa atitude da blizzard.

Pessoalmente me sinto lesionado como cliente por eles terem ferrado com o campeonato pra agradar um governo autoritário. E por isso apoio o boicote a bliz.

E concordo com o Bardi. Disse tudo.

Discutir política n é o foco do tópico, mas não é bem assim não, autoritarismo n funciona, mas se vc curte falar do assunto deixa sua tag aí eu te add pra gente bater um papo.

Então, é que eu não achei tão explícito não.
O cara falou de política, e foi banido.
Pra ficar explícito mesmo, na minha opinião, alguém teria que se levantar em favor da China e a Blizzard fingir que não viu.
Mas assim, talvez você tenha informações que eu não tenha e por isso consegue traçar um panorama melhor que o meu. Não é como se eu, tivesse pesquisado a fundo o assunto.

Ah cara, para com isso. Me chama pra jogar.
Política eu só discuto em bar e depois do 2º chop. :smiley:

1 Curtida

É cara, só no mundo ideal mesmo… (esse não precisa acontecer p/ sabermos) Os valores da blizzard cof cof Activision cof cof são muito bem definidos ( $$ ), acho legal o boicote que pq ataca justamente os valores dela, porém é bem provável que um boicote do oeste inteiro não dê uma China em cifras.

1 Curtida

Sem tempo pra jogar, trabalho, faculdade, logo vem semana de prova, tenho um livro de economia q eu quero terminar de ler. Se n jogava contigo, já bater um papo, 30seg livre q eu tenho consigo mandar uma msg de boa.

Sobre eu saber mais sobre o assunto, eu deixei lá no tópico onde foi q eu peguei a informação e oq pesquisar.

Fora q vc se engana com uma coisa. Opinião política n se dá somente quando vc concorda com algo, dizer q vc é contra uma idéia tbm é opinião política. Como eu disse, ta nas regras do torneio então faz sentido a expulsão dele, mas um banimento de um ano? E afastamento dos casters tbm…

Repetindo, os dois caster foram suspensos por não reprimir a opinião do rapaz. Sendo q eles fizeram o mais sensato numa situação delicada dessas, q é não opinar absolutamente nada, ficar quieto.

Se isso não é uma atitude política por parte da blizzard pra descreditar as manifestações em HK e apoiar o governo chinês, então eu n sei oq é manifestação política pra vc.

Um adendo aqui, não está nas regras do torneio (manifestação de cunho politico explicitamente). A regra que foi citada é altamente subjetiva sobre “algo que possa ofender terceiros e afetar a imagem da empresa”, que se aplica basicamente a qualquer coisa/assunto/tópico.

1 Curtida

porra, mas aí é vacilo msm. Se eu fosse os caras tbm ia ficar na moita.

Tudo que se coloca subjetivamente pode ser usado como punição.Não vai para os interesses das empresas, eles punem e não dão satisfação.No contrato se eles quiserem colocar não pode falar a palavra “Pão” durante as entrevistas ,judicialmente eles estão corretos,Eticamente não.Agora o que mais revoltante ao banir o jogador foi demitirem os apresentadores.O que eles queriam que os apresentadores fissesem?Cortar o a transmissão ao vivo e gritar eu Amo a China e nosso presidente é o máximo? O pensamento coletivista desses países totalitários é algo bizarro.Você foi punido por ações de terceiros!Como assim?
Blizzcon desse ano vai ser sinistra…

1 Curtida

Esse é o meu ponto. A clausula é ridícula e poderia ser aplicada para banir literalmente todos participantes.

Duvido que a blizzcon deste ano terá Q&A ao vivo.

2 Curtidas

Gente, se a BlizzCom do ano passado foi na minha opinião um fiasco, a desse ano, com essa atitude…
Certo que esse ano vai ser sem perguntas ao vivo, para funcionários que ali estão representando a empresa.
Sinceramente acho desproporcional a empresa banir o jogador e os apresentadores. Poderia ter conversado e tal sobre atitude.
Entendo que tem politicas e regras a seguir, mas eticamente, que bola fora.
Pareceu a muitos inclusive a mim que a Blizz apoia isso, esse distanciamento do mundo real e dos jogadores nele inseridos, e pior de regimes autoritários.
Pareceu que se está dando dinheiro a resto que se dane literalmente.

3 Curtidas

Não sei se já leram a resposta da Blizz sobre esse caso. Mas reverteram a expulsão do jogador e narradores para suspensão.
A Blizz sentiu o puxão de orelha dos jogadores.

1 Curtida