Queda de frames dependendo da posição do cursor

Primeiramente. Olá pessoal.

Meu game anda um tanto estranho, vou explicar o motivo.
A uns meses atras, enquanto jogava, notei um estranho lag de framerate (não de latência pois jogo a 35-60 ms a maior parte do tempo) toda vez que eu progredia pelo mapa, sendo abrindo novas areas, ou andando naquelas em que ja estive. Fiquei confuso naquele tempo e resolvi abandonar a season.
A alguns dias atras resolvi voltar ao game pois havia convencido um amigo meu a jogar comigo em cooperativo. Enquanto jogava notei o antigo lag que me assombrava e dessa vez resolvi ir mais a fundo, e, fazendo umas pesquisas descobri que as quedas de frame acontecem quando posiciono meu mouse sobre algum objeto de destaque (ferreiro, item no chão, etc.) e quando há lutas muito grandes, muitas vezes caindo a 30, tornando o jogo praticamente impossivel, pelo menos pra mim. Notei tambem que o uso da minha GPU fica oscilando entre 30% e 99% e meu processador usando 1-2 nucleos e flutuando de 15% a 90%. Ativando o Vsync, os frames estabilizam a 60, mas ocorre travamentos de 10 a 10 segundos e a queda pra 30 nas lutas.

Coisas que já tentei fazer:

-Abrir o game no executavel de 32Bits
-Verificar as temperaturas (Placa de video a 60°C e processador a 40°C no maximo)
-Diminuir os canais de som para 16
-Reduzir os graficos para o minimo e o preset do D3Dprefs para 1
-Aumentar a resolução para 2.5k
-Desativar o SMT do processador
-Mudar algumas configurações na bios da placa mãe
-Usar modo janela e janela em tela cheia
-Atualizei o Windows 10 para a versão mais atual, não funcionou, mudei para o windows 11 Insider, tambem sem sucesso
-Desativar as otimizações de tela inteira e mudar as configurações de DPI do executavel
-Usar outro monitor
-Usar outro mouse
-Desinstalar o driver de som da Nvidia e deixar o Realtek
-Usar o driver de som generico do Windows
-Diminuir a frequencia do som para 16bits 44100Hz
-Verificar os arquivos multiplas vezes
-Transferir o game para um SSD (foi uma das primeiras coisas que fiz)
-Desabilitar o som pelo fmodex64 do Heroes of the Storm
-Fazer overclock na memoria RAM
-Usar a opção de energia de maximo desempenho e usar o modo de latência em ligado e ultra no painel da Nvidia

Achei dois forums falando sobre esse problema sendo que em um ninguem respondeu e no outro haviam dito que o problema era com o RefreshRate bugado dessa temporada, acho isso meio dificil pois vi muitos videos de jogadores nessa season sem terem quedas de frames como as minhas, incluindo meu amigo, que joga numa configuração de notebook.

Alguem sabe se há alguma solução ou me dizer o motivo disso estar acontecendo?
Segue abaixo minha config:

GPU: Gigabyte GTX 1060 6GBs Windforce
CPU: Ryzen 5 1600 a 3.4Ghz
RAM: 2x8Gbs Multilaser a 2666Mhz (poderia ser ela, se eu não estivesse usando uma Ballistix Sport 2x4Gbs, tambem a 2666Mhz, na epoca que começou o lag)
Placa Mãe: Biostar A320MH

Vale lembrar que esse problema só ocorre no Diablo.

Se não achar uma solução e se o problema for com o game, só me resta abandonar mais uma vez até que o problema seja resolvido. Infelizmente.

2 Curtidas